top of page

SOBRE

O coletivo MIDIN nasce em 2016 como resultado do encontro entre o dançarino, coreografo e diretor de produção Ryan Lebrão e o artista multimídia, músico e designer Enrique Franco. Ambos estudantes de programas de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia e bolsistas da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia, (FAPESB). Enrique é Doutorando no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, e Ryan é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Dança.

MIdia Dança INteratividade, esses são os eixos atratores que unem os interesses e as experiências dos artistas do coletivo. Enrique é artista, docente e pesquisador nas áreas de programação e performance multimídia, design de interação, desenvolvimento de interfaces e objetos interativos, som e música. Ryan é artista docente e pesquisador nas áreas de Dança contemporânea, improvisação, vídeo dança e interatividade digital na dança.

A produção que inaugurou os trabalhos do Coletivo MIDIN foi a performance Anamorfose Interativa

Ryan Carlos Lebrão é  natural de Campo Mourão - PR. É profissional da dança desde 2005. É graduado em Dança (Licenciatura e Bacharelado) desde 2014, pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), e tem Mestrado em Dança (2016-2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Durante sua trajetória artística e acadêmica  tem pesquisado a improvisação e a interatividade entre  corpo e mídias digitais. Foi membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte e também do NAT – FAP, Núcleo de Arte e Tecnologia da FAP. Atuou como intérprete criador na Cia Verve de dança no período de 2005 a 2007, e como professor de contato improvisação em cursos de Extensão e livres desde 2010. Integrou o Grupo Um de pesquisa artística em dança da FAP e o Laboratório de Video Dança da FAP entre 2011 e 2013.Foi membro do Elétrico grupo de pesquisa em ciber dança da UFBA em 2016 e  do grupo labzat (UFBA) em 2017.

Os últimos trabalhos artísticos realizados foram: Anamorfose Interativa, solo  que integra a pesquisa de mestrado do estudante/artista, e que teve a estreia nacional no intercambio internacional Desmistifique sua dança, em 2017 no Rio de Janeiro.

Estuda Contato Improvisação desde 2007 com diversxs professorxs da América do Sul e também Europa, atuando também como professor de contato improvisação em cursos livres e de extensão.

Em 2019 passa a integrar o Núcleo Improvisação em Contato em São Paulo, onde atualmente pesquisa e trabalha.

Enrique Franco Lizarazo

Bogotá, Colômbia

 

Designer Industrial pela Universidade Nacional da Colômbia, Mestre em Artes Digitais pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e Mestre em Ciências pela Universidade de Limerick, na Irlanda. Atualmente é aluno de doutorado do programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na linha de pesquisa em Cultura e Arte.

 

Tem experiência como artista, docente e pesquisador nas áreas de programação e performance multimídia, design de interação, desenvolvimento de interfaces e objetos interativos, som e música. Tem sido assistente de pesquisa no Centro de Design de Interação - IDC, da Universidade de Limerick (Irlanda), Professor do programa de Design de Mídia Interativa da Universidade Icesi em Cali (Colômbia), Professor do Departamento de Design da Universidade de los Andes e do Departamento de Estética da Universidade Javeriana (Colômbia). Atualmente trabalha em projetos artísticos e ações de formação em arte e tecnologia em Salvador-Bahia (Brasil).

 

Participou como criador e colaborador em diversas obras audiovisuais com artistas como Zachary Lieberman (EUA), e artistas de som como Mauricio Bejarano (Colômbia), Roberto Garcia (Colômbia) e com o Colectivo PLUG (Colômbia). Estudou teoria musical e tocou guitarra em bandas de rock como La Tina e Los Aparecidos.

 

Tem apresentado e publicado seu trabalho artístico e de pesquisa em diversos festivais e conferências na Europa, América e Japão: Akzente festival em Duisburg (Alemanha), TTT Demo Day & Skin Symposium no MIT Media Lab em Cambridge-MA (USA), a Conferência Internacional New Interfaces for Musical Expression-NIME02 em Dublin (Irlanda), NIME04 em Hamamatsu (Japão), NIME06 em Paris (França), as mostras de arte eletrónica Artrónica, Tele-visión, em Bogotá (Colômbia), o Festival Internacional da Imagem em Manizales (Colômbia), Feira Internacional de Arte de Bogotá - ARTBO, a IX Bienal de Arte de Bogotá, Mobility Fest, Festival Internacional de Cinema e TV de Cartagena (Colômbia), Dorkbot (México, Colômbia, Brasil), a Segunda Mostra de Arte Ibero-Americana (México), Terceiro Festival Internacional de Cinema de Cali (Colômbia), Noise INVADE (Portugal), FILE 2015 (Brasil), #15.ART-15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (Brasil), ISEA2017 (Colômbia).

 

 

Mais informações em:

http://vimeo.com/channels/colectivoplug

http://vimeo.com/enriquefranco

bottom of page