top of page

AIPIM - AMBIENTE INTERATIVO PARA PERFORMANCE E IMPROVISAÇÃO

Em Anamorfose Interativa, o conjunto de programações e de dispositivos utilizados, aliados a cenografia que compõe a cena, é compreendido por seus desenvolvedores como um “ambiente interativo para performance e improvisação”, e por isso foi nomeado com a sigla A.I.P.IM. Na prática, A.I.P.IM. é o ambiente formado pelos softwares, dispositivos tecnológicos e o dançarino;  se compõe e funciona da seguinte maneira:

Componentes:

 

  • 1 dançarino

  • 2 computadores (sendo um para processamento de áudio e outro de vídeo)

  • 1 modem

  • 1 câmera de vídeo tipo webcam

  • 1 microfone

  • 1 sensor infravermelho

  • Sistema de som com amplificador e caixas de som

  • 2 projetores e vídeo

  • 2 telas de projeção translúcidas de 4 por 3 metros.

Funcionamento:

 

  1. O dançarino se coloca diante dos dispositivos e se movimenta tendo como referência as imagens que surgem nas telas, promovendo assim um jogo de improvisação onde o objetivo é estabelecer algum tipo de conexão entre as imagens que seu corpo projeta no ambiente e aquelas construídas pelas imagens digitais projetadas nas telas.

  2. A câmera capta as imagens do dançarino se movendo dentro do ambiente delimitado pelas telas de projeção e envia essas imagens ao software ,onde essas são editadas em tempo real e então projetadas ao vivo nas telas.

  3. O sensor infravermelho faz o rastreio do movimento do dançarino e envia essas informações para o software , onde é construindo um tipo de “esqueleto digital” que representa em tempo real o movimento do dançarino. Esse “esqueleto” fornece dados sobre o posicionamento de cada articulação do corpo, tridimensionalmente, em tempo real, e as envia ao .

  4. Os dados que chegam desse “esqueleto” ao são selecionados e tornam-se controladores dos efeitos de áudio e vídeos previamente selecionados.

  5. Simultaneamente um microfone posicionado dentro do ambiente interativo capta o áudio do ambiente e os envia ao , onde poderá ser editado e reproduzido em tempo real.

  6. Além do áudio captado pelo microfone existem faixas de áudio pré gravadas que são disparadas aleatoriamente. Nestes dois casos, os dados fornecido pelo “esqueleto digital”, depois de selecionados, podem controlar parâmetros como a velocidade e tonalidade na reprodução das faixas de áudio.

  7. O modem realiza a comunicação sem fio entre os dois computadores, através de linguagem OSC (Open Sound Control), que é um tipo de protocolo de comunicação que permite conectar instrumentos musicais, computadores e outros dispositivos multimídia)

O diagrama acima representa o funcionamento do Ambiente Interativo para Performance e Improvisação (A.I.P.IM.), apresentando as etapas do fluxo e processamento da informação, onde o mapeamento multidimensional dos parâmetros de entrada e saída de movimento, imagem visual e som são fundamentais. A Anamorfose Interativa apresenta uma espécie de cenário que é ao mesmo tempo um ambiente multimídia que permite conectar o dançarino a uma infra-estrutura tecnológica como também permite que o movimento do dançarino reconfigure as informações audiovisuais do ambiente.

Como visto, o corpo fornece três tipos diferentes de informação que servem como componentes de entrada no sistema A.I.P.IM., e cada tipo de componente é processado por um ou mais módulos de processamento de informações no Pure Data.

Neste modo de fazer dança, não existem certezas sobre os modos como o as imagens do corpo e as imagens e sons digitais projetados no ambiente iram se configurar. Não há uma relação direta de  causa e efeito entre as informações de entrada e de saída no sistema A.I.P.IM. Há sim, auto-organização, tanto nos modos como corpo se organiza no ambiente quanto no modo como as informações digitais  são processadas nos softwares. É por meio desses processos de auto-organização entre os componentes, que a cada apresentação, essa dança promove configurações inéditas e não previstas.

DOWNLOADS

Faça  aqui o download dos softwares e das programações  desenvolvidas para a Anamorfose Interativa, para montar o seu ambiente interativo para performance e improvisação.  

Pure data - https://puredata.info/downloads/pd-extended

Processing Versão 2.2.1- https://github.com/processing/processing/releases/tag/processing-0227-2.2.1

Em breve todos os patches das programações estarão disponíveis para download!

bottom of page